Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

uma atitude!!

Há alguns anos , e as pesssoas mais próximas de mim , conhecem a História, eu exercia meu ministério na ''Igreja Matriz de santa Luzia'', não que não exerça hoje, mas estou em outro local, mas sempre a postos rrsrs, e naquela noite naquela igreja ia acontecer a crisma , coma presença do bispo Dom Joviano, (um gde amigo), essa igreja pertence a uma comunidade carente, e eu estava la naquela noite.Bem um dos jovens que seria crismado convidou um padre que tinha estado aqui , para que fosse seu padrinho...,bem resumindo , a equipe liturgicaa providenciou uma cesta de café da manhã para o Bispo, padre local e acreditaram que a mãe do jovem pensaria na cesta do padre que vinha para ser padrinho....é mas não pensou, imaginem a situação missa terminando, claudete infartando, o Paraná quase branco ( ele é afro- brasileiro)e eu me interando do problema na sacristia, ai falei ué façamos uma cesta pro padre tambem , e a claudete respondeu Hellowwwww sabado de noite em Bariri, onde compramos as coisas? Ah falei deixa comigo, fui até minha casa, peguei o que precisava montei uma senhora cesta, com um bom porto(Adriano Ramos Pinto)e cheguei, dei ao menino Juliano, e ele foi entregar ao padre junto com os outros e isso em tempo de ninguém perceber....O padre na hora de agaradecer agradeceu a seu afilhado , pois ele supunha que o menino tinha adquirido a tal cesta com mto sacrificio, pois lá tinha alguns item mais caros , e não condizia com a situação financeira da comunidade, mas o jovem falou ''Padre não fui eu , e sim a dra  Sandra, eu só entreguei....e aquela atitude do Juliano foi um gde exemplo de vida pra todos , pq na hora naquele momento, queriamos de alguma forma fazer por ele, mas ele aceitou a ajuda e da maneira correta disse não fui eu e sim a Dra...mostrou a todos que devemos dar a vara e ensinar a pescar ...(como dizem aqui pelas minhas bandas )  mas dar o peixe ah isso nunca!
Devemos sempre ter em mente que devemos sim gostar , respeitar ( de quem se da o respeito), das pessoas e princiálmente ajudar , mas nunca ao ponto de substitui-la, de fazer por ela, pois isso não é correto, e pessoas que crescem assim, que foram educadas com esse pensamento tem deformidade de carater, pois de alguma forma , se acomodam na vida, pois alguém ira fazer por elas... ai começa a falta de responsabilidade, sim, pq se voce faz por ela ...a tarefa que foi delegada á ela você faz , você cumpre, ela não tem com o que se preocupar, não há necessidade de produzir, sempre alguem faz , talvez por isso vejo hoje uma gde demanda em cursos de extensão não presencial, pois algumas pessoas que por algum motivo la tras não aprenderam , a necessidade de ''buscar'' de realizar, de fazer,  se entregam a esse tipo de cursos , que não acrescentam nada na vida, e ai nascem profissionais ou aqueles que chamos de pseudo-profissionais , que nada mais são do que pessoas que não foram cobradas , que passaram a delegaçaõ de tarefas atribuidas á elas , para segundos , algumas vezes por comodismo outraas por falta de capacidade de desnvolver  aquilo que lhe foi atribuido pessoas assim que acham que ''ajudar'' é substituir o trabalho da outra , sõa pessoas covardes , que se escondem  atrás de sua total falta de responsábilidade sim faaltou a responsábilidade quem de alguma manira achou mto lindo uma atitude dessas de acobertar o ''faltoso'', faltou responsábilidade e carater para ambos "e o mais agravante é ver pessoas assim totalmente desqualificadas achando o maximo, dizer ''olha fiz por ele , ajudei ''!!Ajudou o que mesmo? a construir um incapaz , a sua semelhança....???Apenas pessoas incapazes, inseguras , frustradas emocionalmentem sim aquelas que precisam se doar ao extremos de ''fazer por'' é que são assim....(conheço alguns exemplos ), ela tem medo de ser comparadas , cobradas, tem medo de perder aquilo que nem conmquistaram, tem medo de se expor , de ''dar a cara á tapa'', são pessoas pequenas, sem ombridade mesmo, pessoas vendidas!Essas são pessoas que precisam ser aceitas e aprovadas pela sociedade, , elas querem ser queridas a qquer preço, não se importando o valor pago por isso, então substituem ou tentam...., mas quase sempre se dão mto mal!Mesmo usando como desculpa a celebre frase, só fiz para ajudar....ajuda mais quem cobra, quem ensina , quem se doa de forma imparcial, quem cai junto, evitar a queda, nunca foi forma de ajuda, e sim de comodismo, gestos de pessoas de pouca ou nehuma responsabilidade.
Aprendi com gente simples , sem 2 mil livros para ler, com gente que ''banava '' café com o claro da lua , que  para ter uma convivencia em sociedade sadia, pacífica e organizada, tenho que ter responsábilidade, tenho que dar conta de minhas tarefas, pois sou cobrada por elas, tenho que executar o que me foi designado, e isso desde a mais tenra idade , se tenho que fazer que faça, e bem feito , para ser feito uma unica vez...!!!
Mtos pensam que aprendem com experencias de vida... mas para conseguir tal façanha temos que estar com o coração leve e a mente aberta, coisas que são raras, saber apresentar as questões apresentadas ...  é mto difícil , nem todos conseguem , pois nesse caso , não temos cursos vagos... eles são presenciais...e mtas vezes eles nos cobraam atitudes....mas isso é uma luta diaria , onde os mais aptos, onde os mais capacitados fazem .... e os outros ???bem os outros  são outros...!!!

bjs

Um comentário:

  1. Nem tem o que comentar amiga, vc já disse tudo, realmente a questão de estender a mão, ajudar é o que devemos fazer sim, como vc sempre fez, quem te conhece sabe.
    Mas delegar responsabilidades também é algo que tem que ser feito mesmo, e já vi várias vezes vc fazer né amiga rss.
    Pois ajudar, estar presente, ao lado, dar apoio, isso é uma coisa, mas fazer para os outros realmente não está certo.
    Vamos deixar crescer as pessoas, pois cada um cresce assumindo sua parcela de responsabilidade, e junto á ela a honestidade, cmo a criança fez, uma criança consegue dar exemplo para muitos adultos que se vangloriam de ajudar, e esquecem que ajudar é uma coisa, fazer pelos outros, omitir ou mesmo mentir em alguns casos, isso não faz ninguém crescer, isso apenas protela a inconsequencia de outros.
    Você foi muito feliz levantando este tipo de situações, embora se fosse colocar aqui todas as situações que já presenciou ou contornou rss, nossa não ia fazer mais nada né?
    Mas compartilhar é isso, e vc faz á muito tempo, tem mais é que escrever para que as pessoas que te visitam possam entender um pouco o que é ser parte de um trabalho de esforço ,dedicação e fé , o que é acreditar realmente naquilo que faz, tendo ou não problemas, dificuldades.
    Ainda bem que vc não é destas que só reclamam quando as coisas não saem como deveriam, vc vai á luta e consegue agregar novos valores nos corações das pessoas.
    Nossa, acho que me estendí demais, mas tem dia, que precisamos dizer ás pessoas o quanto elas são valorosas, como fazem diferença dentro de uma comunidade.
    E é isso amiga, vc faz sim a diferença tá?
    Bjos
    Cris

    ResponderExcluir