Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

NOVA PROFISSÃO ... PRESTADORES DE CONCURSOS!!!

FÉ, CONFIANÇA E ORAÇÃO , QUEM SABE DESSA VEZ DÁ


A frase dos pais mudou de uns tempos para cá, antes se falava “meu filho, estude para ser doutor para conseguir um bom emprego...” agora se diz “meu filho estude para passar um concurso público ou não terás paz e tranqüilidade...”. A admiração, antes pelos médicos, engenheiros e advogados, dentistas, agora é pelo fiscal de renda, auditor da receita ou outros cargos públicos.Tenho notado que essa nova profissão cresce de modo assustador.

O Brasil força seus filhos com nível superior ou não, a buscar oportunidades nos concursos públicos, pois é onde se encontra estabilidade e os melhores salários. O número de inscritos é enorme e com isso surgiu um novo mercado, o dos concursos. Foram criados cursinhos preparatórios, apostilas especificas, livros, enfim, uma infinidade de “comércio” baseado nos concursos (além das inscrições é claro.) até turismo, com excursões para os locais de prova. Nas cidades onde haverão os concursos, os hoteis e pousadas lotam, o que de certa forma para os empresários até é bom...m mas me questiono , e a realização profissional das pessoas onde ficam?

Não recrimino a existência destes, contudo é preciso haver um equilíbrio entre as ofertas das iniciativas privadas e públicas e o que acontece é que a primeira está em déficit causando uma corrida para o outro lado. Não existem oportunidades de emprego em número suficiente para compensar a enorme demanda causada pelo grande número de profissionais lançados no mercado. E culpo isso diretamente ao MEC que de alguma forma autoriza a abertura incondicional de novos cursos superiores, e até de cursos chamados vagos ou a distancia .A insegurança e os baixos salários, associados a “escravidão” de jornadas de trabalho de mais de 40 horas semanais (sem se falar na total abnegação exigida pelos empregadores, deixando as famílias, alicerces de nossa sociedade, em segundo ou terceiro plano.) fazem dos cargos concursados um porto seguro para a massa assalariada, vejam bem não sou contra a pessoa sonhar em ganhar mais , isso é direito das pessoas , sou contra passarmos a respeitar as pessoas por quanto ela ganha , isso não acho certo.

O movimento é tão forte que influencia até os cursos universitários, quantas pessoas não vemos na faculdade ainda dizendo , quando me formar vou prestar concurso para me realizare!Agora pergunto essa realização é profissional ou pessoal?Sim pois dependendo da resposta teremos a capácidade de saber o nivel do profissional, se voce vai se realiz\ar na vida como um promotor por que sempre sonhou em se-lo , otimo, mas se for pelo salario meus pesames, pra voce e para a sociedade, pois teremos ai mais um corrupto.... Isso é verdade. A procura pelo curso de direito é enorme, não pelo mérito de ser um advogado e sim por ser a área que mais vagas específicas possui, além de servir de base a todas as outras. Os engenheiros hoje são forte concorrentes nas áreas fiscais e cargos administrativos devido ao preparo durante a faculdade e a experiência adquirida na profissão. Ou seja, as careiras ficaram de lado ou se tornam atividade de renda extra.

Enquanto existirem vagas a serem preenchidas ainda restará um sonho “profissional” para nós, população de classe média brasileira, contudo deixo algumas  perguntas no ar, o que será dos nossos anseios, o que nos motivará enfim, qual será nossa meta quando as vagas acabarem? Será que hoje essa nova profissão a de prestador de concursos , vai nos render carteira assinada? Ou será que é mais uma vez as pessoas usando uma situação pra tentar esconder de verdade aquele fracassado que é? Pense nisso !

2 comentários:

  1. Estes cursinhos preparatórios estão mesmo pipocando, assim cmo pessoas de mais diversas áreas que se inscrevem em concursos públicos.
    Engraçado são os que se dizem apaixonados pela profissão que exercem e se inscrevem em área totalmente diversa, será que são tão apaixonadas assim?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. È verdade Cris , mas isso é mesmo a cara de gente sem realização, pregam uma coisa e agem de outra forma, se mostram classista , mas na primeira oportunidade caem fora, conhece aquelas pessoas que vão conforme a onda? pois bem são essas sem realização e no caso minha amiga sem realização alguma , mas o post da resposta fala bem isso . bjs depois volto, adorei seu post já comentei rsrsr !!

    ResponderExcluir