Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Hoje

Agora  eu não quero conversas vestidas de uniforme , essas maçantes de todos os dias . Diálogos impecavelmente ajeitados que não deixam o coração à mostra, que divagam divagam e nunca chegam a lugar algum.... As palavras podem sair de casa sem maquiagem, sendo verdadeiras como tem de ser. Podem surgir com os cabelos desalinhados, soltos ao vento, livres de roupas que as apertem,  esqueçam os modeladores, cara lavada de verdade,como se tivessem acabado de acordar. Dispensa-se tons acadêmicos, defesas de tese, regras para impressionar o interlocutor. O único requinte deve ser o sentimento sendo ele verdadeiro, sendo ele real. É desnecessário tentar entender qualquer coisa.

Hoje eu não quero falar sobre o quanto o mundo está doente, sobre o quanto existe de gente doente. Sobre como está difícil a gente viver, salarios complicados, nets cortadas,sonhos terminados, morantes decepcionado..... Sobre as milhares de coisas que causam câncer, Aids ou ainda sobre a super bacteria.. Sobre as previsões de catástrofes que vão dizimar a humanidade. Sobre o quanto o ser humano pode ser também perverso, corrupto, tirano   mentiroso, incompentente e outras feiúras que carregam dentro de si , querendo inflar seu ego. Sobre os detalhes das ações violentas noticiadas nos jornais nas tvs,e nos radios. Não quero o blablablá encharcado de negatividade que grande parte das vezes não faz outra coisa além de nos encher de mais medo. Não quero falar sobre a hipocrisia que prevalece, sob vários disfarces, em tantos lugares, profissionais despreparados , que insistem em dizer que darão um jeito..., profissionais sem especialização alfabetizando nossos pequenos  nas escolas,  profissionais que  acham que para ensinar não precisamos ser especialistas... como não? mas sei que não adianta falar falar tenho que agir e isso já estou fazendo, mas não quero hoje falar  profissionais longe do conhecimento se auto intitulando de artistas, profissionais que confundem confundem o real com o abstrato, profissionais que com um simples curso de extensão acham que ''podem'' estão aptos . Hoje não quero falar de profissionais que dizem que escola pubkica não necessita de especialista , e nem se preocupam em justificar.Não hoje não vou falar de professores frusatdos emocionalmente que levam isso a nossos pequenos . Não não vou falar de profissionais que acham ou chamam  de ''luxo'' o direito de um pai buscar o melhor pra seus filhos.  Hoje, não. Hoje, não dá. Não me interessam o disse-que-disse, os julgamentos, a investigação psicológica da vida alheia, os achismos sobre as motivações que fazem as pessoas agirem assim ou assado, o dedo na ferida.

Hoje eu não quero aquelas conversas contraídas pelo receio de não se ter assunto. A aflição de não se saber o que fazer se ele, de repente, acabar, descobrir a verdade. O esforço de se falar qualquer coisa para que a nossa quietude não seja interpretada como indiferença. Hoje eu não quero aquelas conversas que muitas vezes acontecem somente para preenchermos o tempo. Para tentarmos calar a boca do silêncio. Para fugirmos da ameaça de entrar em contato com um monte de coisas que o nosso coração tem pra dizer. Além do necessário, hoje não quero falar só por falar nem ouvir só por ouvir. Que a fala e a escuta possam ser um encontro. Um passeio que se faz junto. Um tempo em que uma vida se mostra para a outra, com total relaxamento, sem se preocupar se aquilo que é mostrado agrada ou não. Se aumenta ou diminui os índices de audiência.

Hoje, quero falar da mais pura  essência ,vestida com essa roupa de domingo com a qual você se apresenta. Falar dos amores, tanto faz se estão perto do nosso corpo ou somente do nosso  coração. Falar sobre as coisas que costumam fazer  gente sintonizar a frequência do seu riso mais gostoso, buscar o romantismo de musicas inesqueciveis. Falar sobre os sonhos que mantêm o frescor, por mais antigos que sejam. Falar  daquilo em você que não desaprendeu o caminho das delícias e da felicidade .    Falar que continuo acreditando na ternura, e no aamor mais profundo.

Hoje, vou falar  dos poemas que um lindo sorriso me inspira .Das brincadeiras inocentes da escola.De procurar joaninhas nas flores do jardim de casa.
Hoje quero falar daquele sorriso brilhante que acontece toda vez que a gente se encontra e se sente olhada com amor....
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário