Páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

educação

Sei perfeitamente , que esse não é o momento de falarmos de violencia, agora uma época linda, época de páz , de trocarmos lindas mensagens , me pego falando sobre o grande risco de ser professor no nosso  país.
Acredito que hoje , ser professor ser tornou uma profissão de risco, e vejo isso com uma certa preocupação, não fiz magistério , por isso não tenho condições de falar mto, mas falo sobre o que conheço, sou mestre e dou aulas em uma universidade particular e ano que vem  começo na USP .
Acho que hoje , os pais se fazem de desentendidos em mtos casos e delegam obrigações que até ontem eram suas , aos professores, educar cabe aos pais ,educação cabe ao professor e uma coisa é diferente da outra....
No meu tempo e tenho um orgulho mto gde de falar assim as coisas eram diferentes, na escola havia uma certa hierarquia tinha o ''professor , '' que nunca foi meu ''tio'' ou ''tia'' e o chamavamos de senhor e senhora e tinha o diretor que era mto respeitado.Eu não sei de onde veio essa novidade de professor ser ''tio'' não sei mesmo, acho que sou meio ultrapassada , mas sei que os respeitava e eles me respeitavam. No meu primeiro dia de aula escutei em allto e bom tom uma frase que minha mãe me disse - HOJE É SEU PRIMEIRO DIA DE AULA PRESTA ATENÇÃO, EU NÃO QUERO RECLAMAÇÕES SE TIVER ALGUMA SAIBA QUE A ERRADA É VOCÊ E EU NÃO VOU OUVIR SEUS ARGUMENTOS ! Pronto me formei aos 23 anos em odontologia  sem nunca ter escutado alguma reclamação a meu respeito , sem saber o que era uma ''dp'', minha obrigação era clara ,aprender e passar, estudar e passar , a de meus pais me levar pra escola e conferir minhas notas , sem dizer que estudei até o final do ginásio ( primeiro grau ) em escola do governo ....eram as melhores !
Não sei se são as ''tias ''do ensino fundamental , que fazem a criança entender que são seus sobrinhos queridos e embutem na cabecinha deles que eles não precisam respeitar os outros professores , que a vida toda será um equivalente ao jardim da infancia , se são os gdes  empresários que hoje compram escolas, e ás transfomam em empresas , sendo então gestadas por pessoas pouco qualificadas , e o Mec ainda não percebeu isso, ou se ainda são professores que sairam dessas escolas gestadas por adiministradores que embutem na cabeça das crianças que tudo podem, só sei que hoje ser professor é uma profissão de risco.Acredito que o conceito de professor  hoje trocado pelo ''tio'' deve ser revisto , acredito que os pais deviam sim querer saber de onde vem o título de mestre daquele que ensina seu filho, deveriam ter a preocupação de ver em que escola o educador de seu filho se graduou , pois isso é um direito dos pais ,e os professores me desculpem se me acham uma chata sem pedagogia , mas acho que deveriam desde o jardim da infancia dar as crianças noções de hierarquias , sim embutir nas  cabeças das crianças que elas devem respeitar os professores, e que por mais agradável que seja a escola lá  é  uma escola e não a ''casa da sogra'', só assim impondo limites , é que vamos conseguir ensinar.
Dou aulas em uma instituição séria , e la não adimitimos ser chamdos sem nossos títulos impomos regras , ultrapassadas? Não sei, só sei que somos respeitados , meus alunos tem meu msn tem meu celular e sabem que não deixo de dar plantão de dúvidas, eles tem toda liberdade cabivel á eles comigo, sabem que podem me chamar e me parar no corredor que vou atender, mas dentro daquilo que entendo por limites .Por isso pelos fatos que temos assitido vendo alunos matando professores , vendo alunos que não sabem que tem que ter limites na vida ,e mtas vezes essas noções de limites foram distorcidas por profissionais de ensino , que mtas vezes burlaram os metodos para chegar onde chegaram e assim passaram a essas crianças noções erradas de hierarquia , se é que passaram alguma .Por isso acho fundamental o acompanhamento dos pais no item básico do curriculo daquele que ira educar profissonalmenteas nossas crianças .
Mais uma vez digo não sou uma profissional que tenha o curso normal, ou curso de pedagogia mto pelo contrário , mas sou uma profissional que me preocupo em ensinar ,o profissional que irá cuidar de você  amanhã.
bjs

2 comentários:

  1. Concordo plenamente.
    Hoje existem escolas que tentam seduzir as crianças fazendo com que achem que lá é extensão de sua casa..ledo engano.
    Na "minha época " rss, respeito era a primeira palavra que vinha á cabeça em se tratando de professor.
    Uma profissão maravilhosa, onde o maior sonho de uma menina era ser professora quando crescesse, dado o perfil dos profissionais daquela época.
    Hoje a liberdade tomou conta de uma tal forma e os pais estão deixando tudo para as escolas, sobrecarregando bons profissionais, e deixando espaço para os maus não educarem, muito pelo contrário.
    A educação é um tema que não há fim, á cada dia levamos um susto com um novo acontecimento, onde á 20 anos não se ouvia falar nem que uma criança levantasse a voz para um professor.
    é o espelho de pessoas sem preparação, tanto para serem pais, como para serem professores.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente hoje os padrões de educação são outros (Pais e Professores, mas também não devemos nos calar diante destas situações.

    ResponderExcluir