Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

O balão vai subindo... vem caindo a garoa ...

Essa época do ano é especial , principalmente para quem mora no interior.Mês das festas juninas onde o chique é ser o homem simples do campo. Uma festa religiosa que toma conta conta de todos .
A alegria das quadrilhas a Inocência do correio elegante , enfim essas festas são tradição na vida do povo simples da roça.
E normalmente nessas festas todo o bairro comparece e sempre vem alguns amigos da cidade, pois alegria e animação não falta .palizado armado, sinal de baile de roça a noite toda rsrs .
Aqui fazemos todo ano, e em cada tio fazemos um santo rsrr, começamos com   a reza do terço , depois Erguer o Mastro é sempre o acontecimento da festa ,  no buraco do mastro vão as oferendas para termos um ano farto de colheitas e prosperidade, grãos, pó de café , açucar, e claro quem  nunca tacou ovo no pau do mastro de são joão não sabe o que é bom rssrss,o dia que consegui acertar o buraco do mastro affff foi a glória para mim rsrsrs,esse mastro fica o ano todo lá erguido , mostrando que temos um Santo nos protegendo, intercedendo por nós, e só é trocado no proximo São João ,as vezes ele desbota e até rasga mas permanece lá , até o ano que vem, depois  a salva de rojões a quadrilha , a batata doce  assada, as geléias de pinga , pipoca quentão anisete, paçoca amendoim ,rosquinha de pinga broa de fuba bolo de fuba e de nata canjica pamonhas que minhas tias fizeram em quantidades  fartas para todos que aqui vieram  comemorar São João , enfim a mesa é farta e o coração é grande para acolher e partilhar  , a parte religiosa cumprida hora do sanfoneiro deixar o som correr solto  pois é noite de São João.
Ao som de musicas tipicas  , o balão vai subindo e vem caindo a garoa , surge o grito  de aponte caiu uhhhhhh é mentira la vem a chuva ... não vem não, passamos horas dançando e nos divertindo.
Meia noite em ponto hora de passar a fogueira e os corajosos e pessoas de muita fé , alguns cumprindo promessas  pela cura de alguma doença, nessa hora a sanfona se cala e todos rezam para que ninguém saia ferido de cima da brasa.
A brasa vermelha e toda hora mexida , esta pronta para ser pisada , e muitos cumprem esse ritual ,passam descalços sem ferir os pés, mostrando assim que a fé move montanhas...
Antes de ir embora todos apanham pedaços do carvão que sobrou da fogueira para guardar na carteira , certeza que dinheiro não vai faltar durante o ano!
E também todos levam uma cópia dessa horação que dizem ser infalível...
Bom essas festas sempre são delicosas para quem participa , na prática , eu não me vejo em uma noite de São João não estar aqui rindo , cantando dançando a quadrilha e louvando !

bjssssssssssssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário