Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A verdadeira vocação ......

Esses dias tem sido corrido para mim.Até aproveito e me desculpo por não estar comentando alguns post de pessoas que sigo, mas é falta de tempo mesmo.Semana que vem, vou a Fortaleza dar um curso , e depois embarco para o exterior, onde darei meu primeiro curso internacional, e além da ansiedade temos que ter a certeza de que tudo dara mto certo....Existe sempre aquela ponta de insegurança dentro da gente, que as vezes fala alto...'' Será que vai dar certo? ''E a gente engole seco e vai sempre a diante.
E ainda sou madrinha de turma esse ano  rrsrsr!!!
Mas ontem eu estava em uma reunião na ''Fundação Veritas'', e lá dentre tantos assuntos Irmã   Tereza   tocou em um que acho interessante,"A realização Profissional'', sim essa tal realização que mtos não tem....
Eu vejo como    realização  fazer aquilo   que  realmente gosto, sim pq eu não gosto de odontologia  na clinica geral mas não me vejo fazendo outra coisa que não seja ortodontia, adoro isso, acho gratificante quando pego um paciente adulto que atraves da orto e da ortognatica refazemos o perfil do paciente , devolvemos a leveza do sorriso, a segurança enfim transformamos o rosto de alguém para melhor claro.Ser bem sucedido profissionalmente , é outro tópico importante , que sem dúvida nos realiza e mto.
Mas existe o lado contrário , algumas pessoas escolhem uma profissião sem saber o que estão fazendo, e sem dúvida alguma se tornam profissionais desqualificados , que todos os dias enfrentam um pesadelo , que é o de fazer sem prazer, e isso deve ser terrivel. Não se sentir a vontade profissionalmente é um desastre para o ser humano, e ai nascem as reclamções da profissição, sim pq se você não tem prazer pelo que faz , e não é capaz de assumir isso e mudar , então acha mais fácil culpar os outros , o governo, o metodo usado, enfim arruma uma fila de culpados , mas não ve que você é o maior.
Eu sempre digo, não escolhi ser dentista rsr sério, minha mãe e meu avô acharam que eu daria uma boa profissional rsrrs eu queria ser médica.... mas meu avô dizia'' dentista é profissão de mulher'' ... médico é pra homem rsrsrs Aí no dia que extrai meu primeiro dente ...vi bem que era profissão de mulher ... ( juro um dia faço um post sobre isso), Mas o que eu queria dizer é que cada um sabe a realidade de sua profissão, se a exercemos com amor , o fardo nem pesa, falo isso pq tenho aqui alguns amigos dentistas e tenho uma especial que trabalhamos juntas , a Cris Nery la do Destino, e nós duas sabemso bem a realidade de um posto de saúde....sabemos a realidade de uma sala de aula pois damos aulas e nem por isso culpamos o governo , antes de ficarmos aqui, olha a ''odontologia no Brasil é ruim , a saude é pessima tomamos atitudes, fazemos acontecer, acho que é isso que mostra um profissional realizado, um profissional que ''ama '' o que faz, gente a ''educação no Brasil é ruim, mas se eu ficar achando ela ruim e por isso baixar ainda mais a qualidade do ensino que me é confiado , só vou piorar.A saude nos postos de saúde são de doer e a Cris sabe disso mto bem, quantas vezes nós os profisssionais de um modo geral que atuam na saude bucaal não compramos com dinheiro nosso escovas de dentes para pacientes mirins que os pais não tem como comprar? Isso é sinal de fazer o que gosta , de ser um profissional realizado dentro da sua profissão, agora quando não gosta ,a gente só vê a pessoa cruzar o braço , usar os superlativos que aprendeu em algum faculégio por aí , e se acomodar, quando a melhor saida seria deixar o lugar para o vocacionado e ir procurar algo que o realizasse .
Desculpem mas precisava falar !
Bjs

"Você nunca precisa de ninguém para te proteger porque você não deixa ninguém chegar perto o suficiente de você para te machucar."  (Paixão de Aluguel)  http://meme.yahoo.com/maggiecullen/originals

3 comentários:

  1. Adoraria sair do país agora, para um lugar fresco, qualquer um... rs

    Boa sorte!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,
    que post legal. Nossa tambem andei sumida e vi que andei perdendo mta coisa, inclusive os selinhos. Mt obrigada pela indicacçao. Assim que tiver um tempo vou responder. E pra quem acha que a odontologia no Brasil eh ruim, nao sabe o qto daqui de fora eh pessimo! Moro desde 98 fora do Brasil e nunca achei um destista que me desse seguranca e que fizesse um trabalho que prestasse. Eu e todo grupo de brasileiros que conheco, fazemos tratamento dentario no Brasil qdo vamos de férias.
    Vai ser um sucesso o ´seu trabalho no exterior,´nao tenha dúvida.
    Desde já te desejo BOA SORTE! Depois conta tudo, ta!

    Beijos

    iram

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo amiga, de nada adianta dizer á criança para escovar , se ela não tem escovaaa!!!
    Mas vamos lá, vamos tentar arranjar um jeito, pedimos doação, ou compramos, alguma coisa fazemos, ou tentamos claro.
    Fácil colocar culpa nos outros, podem até ser culpados, eu sei, vc sabe, muitos sabem, mas não adianta saber..tem que fazer algo , pois de demagogos o mundo tá cheio!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir